Da mesma forma que outros materiais entram em deterioração, o mesmo acontece com os tubos e acessórios , nomeadamente os canos.
É frequente que estes materiais comecem a ficar danificados a partir do seu interior e, quando os sinais começam a afetar a parte exterior, já é tarde demais para afirmar se não houve implicações para a saúde das pessoas que usaram essa água.
De facto, falamos de um assunto muitas vezes menosprezado por, geralmente, não invadir a nossa memória da mesma forma que outros objetos o fazem. No entanto, é importante que nos lembremos de substituir a canalização de 25 em 25 anos.
Normalmente, as divisões da casa que têm esse sistema são a cozinha e a casa de banho, bem como todas aquelas onde utilize água canalizada. Os danos mais graves podem ter implicações para a saúde e acontecem, sobretudo, em casa mais antigas que ainda têm canos em metal.
O metal, por sua vez, ganha ferrugem e começa a deteriorar o material lentamente. Contudo, quando a danificação é visível da parte exterior, é muito difícil conseguir reverter a situação.
Ainda assim, a substituição da canalização também se aplica às pessoas que têm canos a gás, que devem ser revistos de igual forma.